quarta-feira, setembro 28, 2005

PS no seu melhor

Artur Portela demitiu-se da Alta Autoridade Contra a Comunicação Social, um moribundo que demora a morrer. A razão é simples: o ministro Santos Silva, uma luminária de primeira categoria, chamou o presidente do dito e deu-lhe umas tantas ordens sobre a atribuição das licenças à TVI e à SIC. Agora imagine-se o que se irá passar como o novo órgão regulador, que tem o poder de entrar nas redacções e vasculhar secretárias, computadores e os bolsos dos jornalistas. Vai ser assim: sai notícia que não agrada aos senhores, entra fiscal na redacção. Pobres coronéis, podem voltar. Nesse tempo eram os contínuos que levavam as provas à censura. A partir de agora vai a censura aos jornais, rádios e televisões. É a velha história do Maomé e da montanha. O sítio cheira mesmo muito mal.

Cutty Sark

Noite gira

Depois do Benfica a festa animou no Snob. Boa conversa, excelentes copos, mistérios no ar, enfim, tudo para se passar um bom bocado.

Cutty Sark

terça-feira, setembro 27, 2005

Zezinha

A senhora é espantosa. Ontem indignou-se com o patrocínio da Santa Casa da Misericórdia ao Lisboa-Dacar. Hoje soube-se que foi a senhora que deu o pontapé de saída na atribuição do referido subsídio. Já não há vergonha neste sítio.

Cutty Sark

segunda-feira, setembro 26, 2005

Sinfonia

O poste anterior não foi assinada porque o computador se engasgou com o maestro. Mas, verdade seja dita, no dia da apresentação da dita sinfonia, o Snob, dizem fontes anónimas devidamente identificadas, parecia o Fungagá da Bicharada, mesmo na ausência da águia.

Cutty Sark

Decreto-lei

Está decretado, falta apenas a promulgação do presidente Albino. Às terças, dia das bochechas, a música oficial e única do Snob é a mítica canção do António Mourão 'Ó Tempo Volta para Trás'. O Sinatra fica à espera de melhores dias. Em crescendo e com efeitos imediatos, teremos a Joana Amaral Dias a cantar fados, de preferência sobre o tema 'Saudade', com letras de Manuel Alegre e músicas de António Vitorino de Almeida, o da sinfonia do Benfica.

Choraminga

É verdade, as coisas são o que são. Basta passar os olhos pelos jornais e percebe-se que a esquerda anda triste, sem imaginação, sem convicção, sem projectos. E os choramingas de serviço fazem apelos, sem conseguirem dar um contributo para o deserto da esquerda deles. Mas mesmo sem ideias, consolam-se com tachos, dinheiro, mordomias e poder. No fundo o que lhes interessa. O resto é só para burguês ver.

Cutty Sark

Fátimas

Já vi algumas almas pagãs chorarem com a Fátima das peregrinações, das esmolas e das velas. Já vi muito boa gente chorar de indignação com a Fátima de Felgueiras. As coisas são o que são, como dizia Vítor Cunha Rego. A malta não consegue viver sem as Fátimas.

Cutty Sark

Futebolada

Por culpa exclusiva do Handel não vi a equipa do Peseiro jogar mal. Mas, por sorte, revi o desaparecido Miguel Lemos, em animada cavaqueira com António Campos. Seria sobre o Soares, Macau ou o poeta Alegre?

Cutty Sark

Faixa de Gaza

As conversas são mesmo como as cerejas. Imagine-se que a propósito da baladíssima Alta de Lisboa se desenvolveu uma interessante tertúlia sobre imobiliário, se combinou uma feijoada à brasileira e se descobriu, em plena capital, a réplica quase perfeita da Faixa de Gaza. Parabéns ao Manel pelo excelente T3. Sorte a dele, azar de outros...

Cutty Sark

quarta-feira, setembro 21, 2005

O 'chá' do café



É sabido que, no Snob, o café não é “expresso” nem de saco. É feito numa daquelas cafeteiras de alumínio inventadas pelo Sr. Alfonso Bialetti, em Itália, em 1933, muitos anos antes do Sr. D’Eça Leal e do Sr. Oliveira terem inventado o próprio Snob. Porque o que é ‘culto’ não ocupa lugar, convém saber que estas cafeteiras são composta por três partes fundamentais: a caldeira, cuja função é conter a água (mineral, só até ao nível da válvula); o filtro, no qual deve ser posto o café (moído fresco, em grosso, sem calcar) e o recipiente de recepção, no qual é recolhida a infusão final. Um processo que, cientificamente, se chama percolação. Claro que é mais fácil dizer: faz-me aí um café que percoleta-me aí um café. Mas é mais objectivo dizer: dá-me aí a caldeira, do que dizer a parte inferior da cafeteira, ou até chamar filtro ao funil com buracos. Tudo isto para reafirmar que, aqui no Snob, sempre se respeitaram as tradições e a objectividade. Sobretudo quando são apoiadas por arrojados planos tecnológicos, como o da cafeteira Moka.

Pedras Levíssima

terça-feira, setembro 20, 2005

Europe















Já cheguei aqui à repartição de Bruxelas. As saudades que vou ter do Snob e de todos, todos, os clientes! A vida dos apaixonados é isto, sempre à procura do próximo. Aqui está quase tudo na mesma, só o Zé Manel anda mais bem vestido. Agora tenho pouco tempo, porque me está a parecer que é preciso ir ali abaixo dar dois berros, mas prometo ir dando notícias deste cosmopolitismo. Muitos beijos para todos.

Garrafa de Parfait d'Amour (*)

(* ) Parfait d'Amour © é um licor de cor violeta com um suave aroma de pétalas de rosa, laranja e uma delicada sugestão de baunilha.)

Abafos 2#

Tenho andado calado porque o patrão me deu férias e porque o Sr. Sark tem falado de quase tudo. Tanto que só hoje consegui acabar de ler. Percebi que, apesar de tudo, havia pouca crónica social. Está mal. Sem esse substrato o Snob até pode parecer-se com uma agência funerária. Só ainda estive de passagem, para receber as gorjetas do mês passado, mas prometo estar atento a esta área.

Madureira

Wiesenthal

Morreu um grande homem. Nunca desistiu de caçar os nazis. Mesmo quando o mundo esquecia o holocausto. Simon Wieshental é um homem muito grande. Vai ser sempre.

Cutty Sark

Alerta

Mário Soares vai ao Brasil em campanha eleitoral. Cuidado brasileiros. É preciso muito cuidado com os mensalões. Não são só as lulas daí que sabem montar os polvos.

Cutty Sark

Ai que frio

Que horror. Que gelo. Que frio. Parece mesmo a Sibéria. Já não chegam os cobertores de papa. O melhor são uns aquecedores a gás ou umas braseiras debaixo das mesas. Para os pezinhos. Por amor de Deus, bebem uns copos que isso passa.

Cutty Sark

Sempre presente

António Campos, mesmo no meio do turbilhão presidencial, continua fiel ao Snob. E não perde o sorriso, nem mesmo com as sondagens a mostrar que Soares está metido numa camisa de onze varas.

Cutty Sark

Manifestação

Este PS, o Governo e outras coisas mais são mesmo o máximo. Agora proibem os militares de se manifestaram ao lado das mulheres. Só uma pergunta: e poderão ir a comícios do PS? Será que a proibição se estende aos reservistas? Da Associação 25 do A? A esse inválido chamado Lourenço? A polícia irá passar a pedir o BI e a profissão às senhoras e senhores que participem nos comícios eleitorais? E alguém averiguou se na apresentação da candidatura de Soares, um acto político, estava lá algum militar? Ou podem neste e noutros casos? Este País está mesmo igual a uma feira. Mas sem bananas, que o produto está cara. Este sítio está igual à Feira do Relógio, com filósofos e Babás.

Cutty Sark

Soarismo

Para quem não leu, anda distraído há anos ou julga que há liberdade de opinião e de imprensa em Portugal: a Grande Reportagem anda a fazer uma visita guiada ao soarismo humanista, pai da democracia e outras coisas mais. Sem publicidade ou grandes chamadas às primeiras páginas. Mas vale a pena ler. Nem que seja só para recordar.

Cutty Sark

Futebolada

Como se previa, o Peseiro conseguiu perder com o Nacional. Quando é que ele, o Cunha soarista e o Andrade vão descansar para a Choupana?

Cutty Sark

sexta-feira, setembro 16, 2005

Futebolada

O Peseiro ia conseguindo perder o jogo na Suécia. Foi por pouco. Vamos ver o que irá inventar na Madeira.

Cutty Sark

Sorry

Andei uns dias ausente, não dei notícias, ok, admito, para a próxima aviso. Mas continuo a andar por aí, podem ter a certeza.

Cutty Sark

Adeus Carrilho

Carmona Rodrigues saiu do debate de ontem na SIC com a vitória praticamente assegurada. O narciso, arrogante e ordinário Carrilho vai, com certeza, ser liberto das suas funções na Câmara para se dedicar a tempo inteiro ao Dinis. O espectáculo dado pelo socialista foi lamentável e ridículo. Nada anormal vindo de quem vem e do partido que está a tomar de assalto o poder enquanto o outro socialista, de Belém, anda por Nova Iorque a perurar sobre multilateralismo.

Cutty Sark

quinta-feira, setembro 15, 2005

Desafio à ética

António Pires de Lima, o liberal que um dia, quem sabe?, será líder de um partido liberal, encostou Sampaio à parede a propósito da nomeação de Oliveira Martins para o Tribunal Constitucional. Claro que Pires de Lima sabe perfeitamente qual vai ser a resposta de Belém. Em nome da ética republicana, a que permite a nomeação de boys, não é? E o senhor Presidente, como se sabe, é um acérrimo cumpridor da dita. Como Sócrates e Soares. E em matéria de ética, fica sempre tudo em família.

Cutty Sark

Borges

Não, não é o licor. É o outro, o do PSD. Ele ameaça, ameaça, ameaça, ameaça, ameaça, ameaça. Deve ser consultor da Duracel.

Cutty Sark

Futebolada

O Porto embebedou-se na Escócia, um italiano minorca salvou o Benfica, o que irá fazer hoje o Peseiro para o Sporting perder?

Cutty Sark

Sítio em festa

Tudo muda, menos este sítio. Os séculos passam em vão. Agora temos festa por meses. Os cofres estão vazios, a economia de rastos, o desemprego aumenta, as exportações caem, os políticos enchem os bolsos e o povo, esse, tem festa. É a festa das autáquicas, logo a seguir vem o aborto e para terminar as presidenciais. Quando tudo acabar o sítio vai estar muito pior. De rastos, podre. É a história das papas e bolos. E os tolos são os que fingem que isto tudo é a sério, na esperança de comerem algumas migalhas. Andam de fato e gravata, falam com ponderação e adoram consensos. Ah, o plano energético está para durar. É já a seguir à OPA do Gas Natural sobre a Endesa e a compra de activos pela Iberdrola.

Cutty Sark

Era uma vez...

...uma organização chamada ONU. Agora, além de ser ineficaz no combate ao terrorismo, também tem o seu imenso mensalão. Já dá para perceber as razões que levaram tanta gente e tanto país, incluindo Annan, a defender o regime de Saddam em nome do tal direito internacional e da paz, obviamente. São raz$$ões de peso, pois claro. E o homem não se demite de secretário-geral. E a França nem quer ouvir falar nisso. Pois. É o petróleo, são os alimentos e os medicamentos, é o programa de troca, é tudo. A esquerda histérica berrou como um cabrito por causa das armas de destruição maciça. Agora cala-se cobardemente quando se descobrem as razões de tanto pacifismo criminoso.

Cutty Sark

quarta-feira, setembro 14, 2005

Energia

A Espanha tem uma estratégia de Estado para a energia. Portugal tem várias estratégias partidárias falhadas para a energia há longos anos. Castela agradece penhoradamente. A propósito: será que anda o dedo de Madrid neste romance ou são todos incompetentes e imbecis?

Cutty Sark

Grande Vitorino

António Vitorino e o seu escritório de advogados são os representantes do Estado nas já arqueológicas discussões com a ENI nesse imenso escândalo nacional chamado Galp. E ainda falam na lula do mensalão.

Cutty Sark

Regulador

Os suspeitos do costume preparam-se para aprovar o novo Regulador da Comunicação Social. Vai ser bonito ver os fiscais da ERC a vasculharem as redacções para descobrir fontes e documentos obtidos pelos jornalistas. Isto, claro, caso as notícias ponham em causa a comandita do centrão, ou do PS ou do PSD, à vez, conforme estejam no Governo ou na oposição. Não se sabe se os tais fiscais serão polícias reformados, boys recrutados nos dois partidos ou delegados do Ministério Público afectos a tão grandiosa tarefa. Ou simples bufos, iguais aos que andavam atrás dos portadores de isqueiros sem licença.

Cutty Sark

Ai o Chirac

Bush propôs na ONU o fim das subvenções agrícolas, que impedem os países pobres de colocarem os seus produtos a preços concorrenciais nos mercados dos países mais ricos. O pobre Chirac, retido em Paris, deve estar cheio de urticária.

Cutty Sark

Ausência

Já lá vão uns dias sem ir ao Snob. Pois é. Valores mais altos ou gente mais baixa. E não faço comentários sobre a comunicação social.

Cutty Sark

segunda-feira, setembro 12, 2005

11 de Setembro

Quatro anos depois é impossível esquecer o horror. E os que ainda o justificam. A guerra continua.

Cutty Sark

Maria Rui vai com os outros

A ex-assessora de Sócrates, que anunciou aos jornais a sua partida para Bruxelas por estar apaixonada, foi colocada na Repper em Bruxelas. Para isso foi preciso desbloquear as entradas na função pública. Mas quem pode, pode. E este Governo pode tudo, perante uma oposição cheia de pecados e um Sampaio entretido com o quadro de sua excelência da autoria de Paula Rego. De facto, este sítio está mesmo a transformar-se num verdadeiro horror.

Cutty Sark

Estado rosa

Guilherme d'Oliveira Martins vai ser o novo presidente do Tribunal de Contas. Boa. As contas vão ser todas verdadeiras, boas mesmo para os papalvos. O que é que falta para este sítio crescer acima da Espanha e da Irlanda e aparecer nos primeiros lugares da Europa? É simples: controlar o Eurostat por um boy arranjado em Lisboa e aí está o milagre socialista em todo o seu esplendor.

Cutty Sark

Futebolada

A democracia funciona neste blogue: há verdes, encarnados e azuis. Por isso nada de piadas para a Lúísa e o Azevedo. Salvem-se os bifes, por favor.

Cutty Sark

Futebolada

Como neste blogue somos democráticos, verdes, encarnados e azuis, nada de fazer piada fácil com os desgostos, legítimos, do Azevedo e da Luísa. Salvem-se os bifes!

Cutty Sark

Fim-de-semana

Foarm dois dias de férias do Snob depois de uma noite de sexta bem curtida. E com menos Cutty Sark, claro.

Cutty Sark

quinta-feira, setembro 08, 2005

Falsificação?

Interessante o que vem escrito no blogue A Grande Loja do Queijo Limiano a propósito do crescimento da economia portuguesa no segundo trimestre. Os números não batem certo, anda ali qualquer coisa de esquisita. Será que se está perante uma das maiores falsificações de sempre sobre os números da economia lusa? Um assunto a acompanhar e que pode desencadear um dos maiores escândalos no sítio.

Cutty Sark

Extraordinário

O Ministério das Finanças confirmou a nomeação de Carlos Tavares como presidente da CMVM. Extraordinário. Assim se premeia o campeão das trapalhadas na Economia, que devem ter custado ao sítio muitos milhões de euros. Este senhor é um mistério e as suas sucessivas nomeações também.

Cutty Sark

Cabotino

Um verdadeiramente alegado escriba do Espesso, de seu nome José António Lima, sempre próximo das posições patrioteiras de Marques Mendes, vem à liça em defesa do seu líder e pergunta, entre emocionado e indignado, a propósito da compra da TVI pela Prisa, se a comunicação social não é um sector estratégico do ponto de vista cultural, social e de afirmação nacional. Pois, pois, televisões há muitas e um grupo altamente profissional é muito bem capaz de fazer implodir os supostos grupos nacionais de comunicação social, incluindo o do Espesso e da SIC. Chama-se a isto um Lima com o rabo todo de fora.

Cutty Sark

Pimbalhada

Um activo repórter da SIC em Tróia perguntava a um socialista se achava bem instalar um emprendimento de luxo numa zona em que havia muita população carenciada. O homem gagejou mas acabou por sossegar o povo: vai haver com certeza lugar para o arroz de bacalhau, o garrafão de tinto e outros petiscos nas praias de Tróia. Pois, caro Coelho, assim se chama o repórter, o melhor seria deslocar para Tróia os parques de campismo da Caparica. E viva o tinto.

Cutty Sark

Finalmente

Uff! Carmelinda Pereira vai candidatar-se a Belém, apoiada pelo POUS. Que alívio. Assim já se pode votar nas presidenciais. O que seria esta democracia sem a Carmelinda?

Cutty Sark

Implosão III

Trezentos paroulos oficiais e mais uns tantos ofisiosos assistiram à implosão de Tróia. A partir de hoje, é polticamente correcto dizer-se 'Ó patego, olh'á implosão'.

Cutty Sark

Implosão II

As torres de Tróia já eram. Sócrates, entusiasmado, accionou o falso detonador para português ver e, minutos antes, anunciou ao sítio que o prédio Coutinho, em Viana, vai já a seguir por ser um exemplo de mau urbanismo. Bem, se ainda se pode acreditar neste primeiro-ministro, é de prever imensas implosões no sítio. Isto é, o sítio terá mesmo de ser implodido. O sítio e os seus poderes, a começar pelo local, que o assassinou nestes gloriosos 30 anos.

Cutty Sark

A lição do Prozac

O candidato Mário Soares afirma ao Correio Braziliense que o mensalão brasileiro é um desastre grave. Pois é. O seu amigo Lula não conseguiu aprender nada com ele. Aqui, neste sítio, nunca seria possível um mensalão. Isto é, o mensalão em Portugal já faz parte do sistema, logo não é crime, é o sistema. Coisa que o Lula não percebeu. Mas Soares ainda está a tempo de lhe dar umas lições. Neste caso, burro velho ainda pode aprender.

Cutty Sark

Patético

Jorge Sampaio diz que as nomeações para cargos públicos devem respeitar a ética republicana. Bolas, finalmente alguém conseguiu explicar a este bom povo o que isso era. Vara na CGD e Gomes na Galp, entre muitos outros, são o exemplo vivo da ética republicana. Bem haja senhor Presidente.

Cutty Sark

Implosão

Grande acontecimento nacional. Às quatro da tarde vão ser implodidas duas torres em Tróia. Sócrates vai estar presente e as TV prometem directos e uma ampla cobertura. Resta uma terrível dúvida: quem irá carregar no botão? Belmiro? Sócrates? Ou ambos vão partilhar o botão com os seus dedinhos delicados? Espera-se um grande plano. Dos dedos. Ou do dedo. Mas este espectáculo saloio pode ser um sinal dos deuses. No estado a que este sítio chegou, o regime está à beira de implodir. E esse sim será um espectáculo digno de ser visto. Sem música clássica, croquetes, gasosas e laranjadas.

Cutty Sark

Alter ego

O BCP nomeou Pedro Abrunhosa o seu alter ego. E o tom da campanha centrada no tenebroso cantor (?) é a felicidade. Hum! Isto cheira a esturro. O Paulo Fidalgo elaborou um discurso manhoso, confuso, pimba para justificar a escolha. Felicidade? Hum! Não anda por aí um candidato socialista que se apresenta como o Prosac dos portgueses? Não andou Sócrates a falar e confiança na campanha que lhe deu a maioria absoluta? Não andam os senhores do poder a dizer que o mal português não é o défice das contas públicas, o monstro da administração pública, a presença do Estado na economia, os falsos grupos económicos que só resistem encostados aos negócios públicos e são protegidos, a troco do que se sabe, pelos poderes políticos? Não andam esses senhores a dizer que tudo se resume a uma questão de confiança, optimismo e felicidade? Hum! Querem ver que o Abrunhosa ainda não só vai ser o alter ego do banco do católico Paulo Teixeira Pinto como do candidato laico Mário Soares? Então e o Cavaco, que Abrunhosa destruíu com as suas músicas (?) nos anos 90? Então, dr. Paulo Teixeira Pinto! Isso não se faz ao pai! Mas o melhor mesmo é estar muito atento aos negócios. Porque o dinheiro fala sempre mais alto. Mas o Abrunhosa? Por amor de Deus. E alter ego? Extraordinário. Este sítio não está só mal frequentado. Tem falta de gosto e está cada vez mais pimba.

Cutty Sark

Apontamentos estatísticos

Aumentou o número de actores nesta semana. Até agora, apenas dois jornalistas do Expresso, mas em compensação a Visão melhorou a média. Infelizmente, o dr. António Campos apenas apareceu uma vez e não vinha muito soarista (por fora, naturalmente). O número de titulares de cargos públicos de confiança política diminuiu ligeiramente (o primeiro-ministro já está em velocidade de cruzeiro e convém estar no posto). A quantidade de pignatelliadas(*) aumentou com substância e galhardia. Houve massa com feijão encarnado e enchidos.

A Garrafa de Bombay


(*) - Gesto de bater com os nós dos dedos por debaixo do tampo da mesa da caserna, acompanhado do respectivo som. A invenção (bem como outras interjeições) cabe ao poeta Luís Pignatelli e o significado é conhecido de um círculo restrito de frequentadores.

Portugale!

Aliás, caro Cutty Sark, o senhor Albino prepara uma medida de emergência: caso algum dia o dr. Mendes ganhe as eleições, terá de atalaia uma caixa de uísque português (Ricardo, fabricado em Mafra, creio eu), caso o coração patriótico dos nossos líderes lancem suspeitas sobre o escocês. Mas será Ricardo falsificado, naturalmente.

Brandy Constantino

Nada


Não trocava nada por estas conversas. O senhor doutor sentado, os amigos em volta, meio mundo com as orelhas a arder, o registo de entradas & saídas. Mas a grande inovação (de dois anos) é a televisão por cabo para ver futebol. O aparelho, dentro de um armário, é ligado uns minutos antes do jogo, mantém-se em silêncio para que se ouçam os comentários das mesas, e desliga-se "com o apito final". Na verdade, poucos acreditam nas imagens da televisão; o que conta é o relato feito na hora pelos clientes. Quando é jogo do Benfica, o Azevedo circula mais nervoso e a Luísa usa o auricular lá na cozinha. Quando é jogo do Porto, o Albino está de sentinela, mas o uísque tem a primazia.

Garrafa de Bombay

quarta-feira, setembro 07, 2005

Afinal falta um

Pois é. Como a Eslováquia empatou, estamos a um ponto da Alemanha. Boa, Scolari. O pior é que o Ribeiro e Castro e o Mendes patrioteiro ainda vão propor o despedimento do seleccionador por ser estrangeiro e pôr em perigo a futebolada e a imagem lusa no Mundial.

Cutty Sark

Faltam três












Portugal empatou com a Rússia. Ok, só faltam três pontos. Mas porque raio não conseguem acertar na baliza os craques lusos?

Cutty Sark

O Acidental

O PPM é um bom amigo de longas batalhas de uma guerra que está longe de estar ganha. No seu excelente blogue, O Acidental, assinala este modesto blogue. Vamos conversar muito, com certeza.

Cutty Sark

terça-feira, setembro 06, 2005

Uma miséria

Notícia da Lusa, traduzida da France Press: 'A polícia saudita matou hoje, em Damman, cidade petrolífera do leste da Arábia Saudita, todos os integrantes de uma suposta célula de terroristas com ligações à Al-Qaida, após 72 horas de cerco. Segundo fontes dos serviços se segurança sauditas, na batalha morreram os cinco presumíveis extremistas islâmicos e quatro agentes das forças especiais do reino'.
Ora bem. O pobre do escriba de serviço errou. A notícia, escrita correctamente à europeia e sem margem para ser contestada por Ben Laden, deveria dizer o seguinte: '...todos os integrantes de uma suposta célula de alegados terroristas com eventuais ligações à Al-Qaida...'. E para ser ainda mais correcta, deveria começar assim: 'A polícia saudita assassinou hoje...'. Assim é que se escreve. Mas estes alegados jornalistas nunca mais aprendem. E depois queixem-se se os alegados guerrilheiros, extremistas, combatentes ou outra coisa qualquer ficarem zangados e desatarem a fazer maldades aos seus amigos dos jornais, rádios e televisões.

Cutty Sark

Assim, sim!

Ontem à noite o Snob voltou a ser o Snob. Gente, tertúlias, dívida pública e muito mais. Assim vale a pena.

Cutty Sark

Proteccionismo II

A APEL, uma associação de editores e livreiros, está altamente preocupada com a entrada no mercado das multinacionais, nomeadamente através da compra de empresas portuguesas, no negócio, grande negócio, do livro escolar. Imitando o discurso de Marques Mendes sobre a Media Capital e a Prisa, os senhores dizem que a educação lusa está em perigo. Se não fosse tão cabotino, dava uma imensa vontade de rir. Estes salazarentos não têm emenda. Pensam que o mundo parou à espera deles e que o proteccionismo é o futuro. Incompetentes, atiram-se para os braços do Governo para os salvar do papão estrangeiro. Volta Salazar, estes senhores perdoam-te.

Cutty Sark

Proteccionismo I

É engraçado ver como se agitam as almas proteccionistas com o acordo estabelecido entre a Comissão e a China para a entrada no mercado europeu de milhões de peças de vestuário e tecidos retidos nas alfândegas de muitos países da União. Os distribuidores, comerciantes e consumidores, esses, estão satisfeitos por poderem comprar os produtos mais baratos. Habituem-se, isto é o mercado.

Cutty Sark

segunda-feira, setembro 05, 2005

Comunistas

Jerónimo Sousa, o bailarino transformado em secretário-geral do PCP, comparou a política norte-americana ao nazismo de Hitler. Se a estupidez desse votos, Jerónimo ia bailar para Belém. Mas com gente desta, cujos papás políticos foram dos maiores bárbaros da humanidade e ainda hoje defendem criminosos como Fidel, o melhor mesmo é deixar ladrar para a caravana de liberdade poder passar.

Cutty Sark

Não há pachorra

Marques Mendes, líder do PSD de centro-esquerda, anda aflito com a venda da Media Capital aos espanhóis. O coitadinho diz que a língua e a cultura lusas estão em perigo. O pobrezinho tem medo de passar a ouvir o Jornal da Noite em castelhano e ver a Moura Guedes vestida de sevilhana. Já o outro, o equidistante Ribeiro e castro, à esquerda do PSD e à direita do PS, quer um inquérito parlamentar. Estão bem um para o outro. Pobre país que tem de aturar tão fraca gente.

Cutty Sark

Campos

O engenheiro António Campos continua fiel ao Snob apesar da azáfama presidencial. E, cheio de humor, até promete dar uma mãozinha a qualquer candidato à direita de Cavaco. Isto é, basta que seja de centro-esquerda e acredite um pouquinho no mercado.

Cutty Sark

Corridinha

Jerónimo, Louçã, Soares e o algarvio especialista em despesa pública. Uma tristeza. Um pesadelo. Vamos ver se o Garcia Pereira entra na corridinha. Ia ter muitos votos. Dos que não querem abster-se ou escrever palavrões no boletim de voto.

Cutty Sark

Uma seca

Para que conste e se castigue os culpados, o fim-de-semana no Snob foi uma seca. Em todos os sentidos. Até na caixa. Um horror.

Cutty Sark

sexta-feira, setembro 02, 2005

Boa tertúlia

Foi bonita a festa ontem à noite. Uma boa tertúlia, o JPH sempre igual, o Indy e o Rui sempre com boa memória.

Cutty Sark

Um pesadelo

O que se está a passar em Nova Orleães é um autêntico pesadelo. Parece que ninguém se apercebeu imediatamente da dimensão da tragédia. Nem o governo nem os media. Foi tudo apanhado de surpresa com aquela devastação. E a velha cidade ficou apagada do mapa. A situação é tal que ninguém sabe quantas pessoas morreram. É um horror. Mas já anda gentinha por aí a misturar tudo e a aproveitar a tragédia para voltar à velha lengalenga anti-americana. Exactamente como no pós-11 de Setembro. Primeiro deitam uma lágrimas, depois esfregam as mãos. Pobre gentinha.

Cutty Sark

Ave rara

Ontem andou pelo Snob uma ave muito rara. Chama-se Paço D'Arcos, usa rabo de cavalo e é qualquer coisa a uma alma que escrevia umas linhas muito saudadas pelos salazaristas e salazarentos. Cuidado com as carteiras.

Cutty Sark

Original

Nem no Burkina ou na Guiné-Bissau. Agora os ministros apresentam o relatório das suas actividades, os seus estados de alma e recados ao primeiro-ministro em artigos de opinião. Freitas do Amaral escolheu a Visão para nos explicar o que andou a fazer nestes tempos de merecido recato depois de ter sido 'papado' por Sócrates e Soares em matéria de presidenciais. É mau para o sítio mas pode ser um excelente negócio para jornais e revistas se passarem a cobrar os artigos como publicidade redigida.

Cutty Sark

Regressos

Não foi só o Dr. Cavaco que regressou. O Grande Mestre Andaluz também regressou de férias e já passou pelo Snob. Adivinha-se conspiração.

Garrafa de Bombay

quinta-feira, setembro 01, 2005

Informação útil

Para os interessados, registe-se o facto de Clara Pinto Correia ter passado uma noite destas pelo Snob com os dois filhos, acabadinhos de chegarem dos EUA.

Cutty Sark

Barbeiro

Confirmado. Cavaco regressou de férias. Esta tarde foi visto a cortar o cabelo no Apolo 70. É um péssimo sinal. O homem quer entrar mesmo na corrida. Mas ainda resta a esperança de se dedicar aos netos. Até lhe dava um beijinho na testa. Qu' horror!

Cutty Sark

Quase a chegar

A Ana Sousa Dias do Marocas, que ontem não foi vista no Altis - uma falta imperdoável - chega de férias segunda-feira. Aumentam os suspiros na Avenida.

Cutty Sark

Audiência

Jorge Sampaio recebeu em Belém o patrão da Lusomundo. Consta que no final da audiência poderá ser divulgada a nova direcção do DN

Cutty Sark